LANÇAMENTO DO PAAI NA UFSC ACONTECEU NO DIA 31 DE MAIO DE 2006

31/05/2006 00:00

LANÇAMENTO DO PAAI NA UFSC ACONTECEU NO DIA 31 DE MAIO DE 2006

Nas próximas semanas, a comunidade universitária se envolverá paulatinamente em um ciclo de avaliação institucional que culminará em 2008. A partida foi dada no dia 31 de maio de 2006 na solenidade de lançamento do Programa de Auto-Avaliação Institucional da UFSC, no Hall do Centro de Cultura e Eventos.

Na ocasião, o Reitor Lúcio Botelho assumiu publicamente o compromisso institucional com o Programa, ressaltando a importância da participação de cada indivíduo e de todos no processo avaliativo que se inaugura. Disse ainda o Reitor  a Avaliação deve ser o norteador das decisões e políticas institucionais de ora em diante.
O Pró-reitor de Ensino, Marcos Laffin, que é o presidente da Comissão Própria de Avaliação [CPA] condutora do processo na UFSC, observou o significado que deverá ter a avaliação institucional para o futuro da universidade pública brasileira.
Com foco no PAAI-UFSC, a Coordenadora da CPA, Araci Hack Catapan, enfatizou que o programa de auto-avaliação deve ser uma oportunidade para que a instituição se olhe internamente e desenhe o seu futuro, as suas metas. Explicou que os dados levantados no Programa deverão  orientar, não só as políticas públicas do governo federal, mas, sobretudo, as políticas e as práticas da instituição e de cada um dos seus setores. Os discursos proferidos arrancaram aplausos dos gestores e dos integrantes das Comissões Setoriais de Avaliação presentes no evento.
A solenidade de lançamento do PAAI-UFSC continuou aos redores da Concha Acústica, onde o grupo de performance Corpo de Letra usou textos adaptados de Bertold Brecht para fazer uma releitura sobre o que é avaliar. Estudantes que aguardavam o show do Projeto 12:30 aplaudiram entusiasmados o esquete enquanto um grupo da CPA entregava folhetos convidando aos estudantes a participar do PAAI.

No período da tarde, no Auditório Garapuvu foi realizado o Seminário de Lançamento do PAAI, no qual, Neide Arrias Bitencourt, Araci Hack Catapan e Silvia Modesto Nassar, integrantes da CPA, apresentaram o Programa e responderam questões colocadas pelo público presente.

Assim aconteceu o lançamento do PAAI na UFSC.