UFSC está na 12ª posição em ranking de universidades da América Latina

19/06/2019 12:31

Uma avaliação foi divulgada com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina apresentado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece na 12ª posição. Dentre as federais brasileiras, a UFSC está em 4º lugar.

Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A melhor posição (2º lugar na lista) é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo — o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes na lista deste ano, contra 43 no ano anterior.

Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.

Mais informações aqui.