COMISSÕES DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL SE REUNIRAM NA UFSC

26/11/2009 00:00

Com o objetivo de discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional do ensino superior o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – promove ciclo de Seminários Regionais para Coordenadores das CPA – Comissões Próprias de Avaliação. O encontro da Região Sul aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC durante a manhã e a tarde da terça, dia 24/11.

No período da tarde os membros das Comissões Próprias de Avaliação – CPAs – de 409 instituições de ensino superior da Região Sul se dividiram em grupos para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A dinâmica estabelecida esteve voltada a reflexão do Processo de Avaliação Institucional Interna através da troca de experiências, dúvidas e dificuldades quanto a estrutura e finalidade do relatório produzido pelas comissões.

Os participantes citaram vários pontos positivos na prática de avaliação estabelecida pelo INEP/MEC. Entre eles a criação de uma nova cultura; a produção de um raio X da instituição; a oportunidade de repensar ações e práticas; e a organização de registros.

A principal dificuldade apontada se relaciona à capacidade de postagem dos relatórios em função do modelo de arquivo eletrônico estabelecido pelo INEP. Uma questão que acaba limitando o envio de informações consideradas relevantes pelos membros das CPAs. Representantes do INEP esclareceram sobre a necessidade de textos enxutos, pois trabalham com um universo de 2300 instituições.

As comissões foram unânimes em considerar que a participação de gestores e mantenedores das universidades nas discussões das CPAs é negativa para o processo de avaliação. Outro ponto destacado está relacionado à desvantagem de muitas instituições em relação a atuação de congêneres menos serias e que fabricam seus relatórios como peças de marketing

Por Mara Paiva – Jornalista Agecom

(Fonte: Agecom – matéria publicada no portal da UFSC)