COMISSÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ENCERRA AVALIAÇÃO DA UFSC

19/03/2009 00:00

Uma reunião com o reitor, Alvaro Toubes Prata, o vice-reitor, Carlos Alberto Justo da Silva, pró-reitores e secretários encerrou na tarde de sexta-feira (13/3) a avaliação realizada pelo Ministério da Educação junto à UFSC. A análise está inserida na proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. A UFSC e a Universidade Federal de Pelotas (RS) inauguram o processo, mas todas as instituições de ensino superior do país, incluindo as universidades privadas, passarão pela mesma avaliação.

Foram visitados setores, realizadas conversas com a comunidade universitária e analisados documentos que mostram as políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão. A UFSC foi também analisada quanto à responsabilidade social, comunicação com a sociedade, infra-estrutura física, planejamento e avaliação, o atendimento aos estudantes e as políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo.

A comissão que avaliou a UFSC é composta pelos professores Paulo Roberto Nagipe da Silva (coordenador), da Universidade Estadual do Norte Fluminense; Beatriz Ribeiro Soares, da Universidade Federal de Uberlândia, e Vicente Paulo Alves, da Universidade Católica de Brasília.

Os docentes agradeceram a acolhida e a colaboração da comunidade universitária e da Administração Central. Um relatório sobre o processo deve ser divulgado em dois meses.

(Fonte: Agecom – matéria publicada no portal da UFSC)