AVALIAÇÃO EXTERNA

11/03/2009 17:58

A UFSC recebe nos dias 11, 12 e 13 de março a Comissão Externa de Avaliação Institucional. A avaliação externa in loco é um dos instrumentos previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, neste momento, é aplicado na instituição por avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Basicamente, três ferramentas são usadas para avaliar as Instituições de Educação Superior (IES):

a) Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies)

-> Avaliação externa – realizada por comissões externas designadas pelo INEP, tendo como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das auto-avaliações.

b) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – realizada por comissões externas designadas pelo INEP.

c) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) – exame nacional aplicado aos estudantes do primeiro e último ano de cada curso.

O Programa de Auto-Avaliação Institucional, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação junto às Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), constitui, portanto, uma das etapas do processo avaliativo do Sinaes. O PAAI-UFSC finalizou o seu 1º Ciclo no final de 2008 e os dados institucionais colhidos nessa etapa estão disponíveis à comunidade universitária no Sistema de Consulta de Resultados (SCR).